quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Visita à Faculdade de Filosofia de Braga


Os alunos do 11ºano,  visitaram a Faculdade de Filosofia de Braga. Esta visita inseriu-se nas comemorações do “Dia mundial da Filosofia” que se celebrou no passado dia 20 de novembro.
 
Para além do INA, neste dia, a Faculdade abriu as portas a cerca de 350 alunos do Ensino Secundário, oriundos, também, das escolas de Braga: Sá de Miranda, Carlos Amarante e D. Maria II.

Na Faculdade, a sessão de boas vindas foi apresentada pelo diretor, Professor Miguel Gonçalves, seguindo-se a palestra sobre o tema da “Liberdade e da escolha”, apresentada pelo Professor Artur Galvão. Assistiu-se, ainda, a uma série de testemunhos de atuais alunos sobre o que é ser, hoje, estudante de Filosofia.


Após a palestra foi proporcionado aos alunos uma visita às instalações, com predominância para a visita à biblioteca que reúne uma das maiores coleções de documentação da Europa na área da Filosofia.


No final desta visita era muito mais fácil responder à pergunta “afinal para que serve a Filosofia?” Para o desenvolvimento do pensamento crítico e rigoroso. A Filosofia interroga-se sobre as grandes questões, mas também sobre as questões do dia-a-dia; dá-nos sabedoria prática. Ensina-nos a sermos melhor, a viver melhor, a ter capacidade de fazer melhores opções, melhores escolhas. 

Deixamos um agradecimento especial à Faculdade de Filosofia de Braga, particularmente, aos que proporcionaram esta oportunidade de, em conjunto, celebrarmos, na casa onde se trabalha e cultiva o espírito filosófico, o Dia Mundial da Filosofia.

Sem comentários:

Enviar um comentário